Exposição Universal de 1876 nos EUA

Taboca 2015-09-13

Ilustração da Exposição Universal de 1876, que aconteceu na Pensilvânia, Filadelfia. A exposição foi intitulada Centennial International Exhibition, pois comemorava os cem anos da Declaração da Independência (4 de julho de 1776).

Centennial Exhibition

Marco da Exposição

Motor a Vapor Corliss

A empresa Corliss criou um motor especialmente para manter toda a estrutura da exposição — na totalidade dos 5 quilômetros de extensão e cerca de 200 prédios. O motor foi intitulado Corliss Centennial Engine e ativado na cerimônia de abertura em 10 de novembro de 1876, pelo presidente dos Estados Unidos, Ulysses S Grant e o imperador do Brasil na época, Dom Pedro II.

Motor Centenial Corliss

O que mais se celebrava?

Para nomear algumas das coisas que foram vistas por mais de 10 milhões de visitantes que atenderam a feira.

Espaço de Inovação

Um outro exemplo de inovação foi apresentado por George Westinghouse, que já era famoso por suas contribuições, como por exemplo a invenção do freio a ar comprimido para locomotivas. A figura abaixo apresenta uma pespectiva da planta Westinghouse — saiba mais sobre a empresa Westinghouse.

Empresa Westinghouse

Na exposição, a área de exposição de Westinghouse foi de aproximadamente 180 metros.

Espacos (ou halls)

A exposição foi dividida entre grandes espaços temáticos. Este modelo já acontecia no contexto histórico — como a Exposição Internacional de Paris de 1867 com seus 8.8 milhões de visitantes. Os espaços temáticos apresentavam modernizações e projetavam de contexto que projetava mudanças causadas pela revolução industrial. Vale ainda lembrar que a sociedade vivia já um contexto de modernizações na sociedade e cultura — como o Ato da Abolição do Comércio de Escravos de 1807. Alguns dos espaços na exposição do centerário:

Referências