Palestra: os 5 vales do Vale do Silício e a evolução dos ecossistemas de empreendorismo

Taboca 2016-08-11

image

Audiência: empreendedores, professores, estudantes e entusiastas sobre empreendedorismo; Formato: palestra 1h, palestra com debate.

A palestra apresenta uma visão histórica sobre inovação a partir da revolução industrial, com foco nos ciclos de destruição criativa, que criam novas plataformas e/de modelos econômicos, porém, muitas vezes, destruindo completamente modelos anteriores. Depois da revolução industrial e da tecnológica, chegamos aos segredos do Vale do Silício apresentando os seus 5 vales e aos ciclos de inovação que passaram a ser impulsionados pelo capital privado.

Audiência

Este convite é voltado aos colaboradores das instituições de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras, universidades, parques tecnológicos e aceleradoras.

O objetivo é propor uma sessão, seja uma palestra ou apresentação com debates, mas que seja voltada para a sua comunidade: empreendedores, professores, estudantes e entusiastas sobre empreendedorismo. É um convite para você, que se vê como conspirador do conhecimento, das ações e de comportamentos que fomentam ecossistemas de empreendedorismo.

Visão geral

Com tema relacionado a comportamentos e fatores que criaram as condições que floresceram o Vale do Silício, este trabalho é um esforço baseado na compilação de materiais públicos e, em especial, motivado por conteúdos como os de Steve Blank [1], Michael Dearing [2], dentre outros. Esses recursos criam uma linha central que correlaciona história com o movimento das startups e estabelecem uma motivação sobre como (ou para que ?) os ecossistemas de empreendedorismo evoluem.

Motivação

Steve Blank, em Secret History of Silicon Valley [1], traz uma visão histórica e nos faz refletir sobre vários acontecimentos da história recente que agora influenciam os ecossistemas de empreendedorismo no Vale do Silício e no mundo. Ao elaborar sobre os 5 ciclos existentes — a pesquisa e desenvolvimento para a guerra eletrônica, durante a após a segunda guerra mundial, rádio, transistores e chips, vale dos PCs, vale da Internet e Web; Steve traça uma linha que nos ilumina sobre o caminho que estamos traçando — e ainda nos deixa a pergunta: qual é a próxima crise e qual vale está sendo construído agora?

Fica ainda mais especial porque podemos trazer os pioneiros do vale, professores de Stanford, que mudaram a estratégia após a segunda guerra, influenciando a localidade e permitindo que o meio acadêmico pudesse se tornar um serviço ao meio privado, fomentando o surgimento de muitas empresas de tecnologia no vale. Hoje, vivemos os frutos dessas empresas que existiram ou se transformaram – hoje temos o capital de investimento que já é fruto do sucesso do investimento anterior, um tipo de investimento que já está "contaminado" positivamente em uma linha de ação, que aceita riscos, falhas, e que acima de tudo preza pela construção colaborativa como elemento fundamental para a criação de redes de valor sustentáveis.

A partir dessa linha de pensamento, podemos exercitar sobre o o significado das plataformas e da infraestrutura de conhecimento e redes de valores — condições de inovação que definem novos cenários para novos ciclos que profundamente alteram as indústrias e mercados existentes. Os PCs encontram com a Internet, surge a Web, surgem os aplicativos em cima da web, surgem fragmentos de colaboração a partir das redes sociais, estabelecem então mais parâmetros para novas plataformas baseadas na economia colaborativa. O que podemos esperar e o que podemos criar em cima dessas novas plataforma?

5 Vales

Marcio S Galli

Com Marcio S. Galli (LinkedIn), fundador do TelaSocial.com (anteriores: Netscape, Yahoo!, Mozilla). Marcio tem cerca de 20 anos de experiência com tecnologias Web. Marcio trabalhou no Vale do Silício, quando tornou-se evangelista de tecnologia para Netscape Communications. Também foi colaborador para empresas como Yahoo! e Mozilla Corporation.

Relacionados

  1. Desconstrução Criativa - encurtando ciclos de inovação

  2. Crossing the Chasm por Geoffrey A. Moore

  3. Four Steps to the Epiphany por Steve Blank

  4. Innovator's Dilemma por Clayton M. Christensen

  5. Fairchild Silicon Valley Genealogy

  6. Secret History of Silicon Valley

  7. Blitzscaling 03: Michael Dearing on Capitalism, Creativity, and Creative Destruction